Dia Internacional do Voluntário

07/12/2017 08:42

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

Segundo a definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”

O voluntário

Mas quem é o voluntário, afinal?

Quem tiver vontade. Não é somente o especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Qualquer pessoa pode contribuir com suas capacidades, habilidades e dons. O voluntário doa sua energia, seu tempo e criatividade ao outro.  Trata-se de uma atividade que gera a oportunidade de fazer amigos, de viver novas experiências, e conhecer outras realidades. O voluntário doa seu trabalho, e além de fazer o bem a quem precisa, ganha contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil.

O trabalho voluntário atingiu tamanhas proporções, que precisou ser regulamentado. No Brasil, existe uma Lei do Serviço Voluntário, a lei 9.608, promulgada em 18 de fevereiro de 1998.

Programa MRV Voluntários

O MRV Voluntários, uma das frentes de trabalho do Instituto MRV, é um programa de voluntariado corporativo que nasceu para fortalecer o desejo da empresa de continuar transformando a vida das pessoas para melhor.

O programa valoriza o engajamento social dos colaboradores do Grupo MRV e oferece a oportunidade para se tornarem voluntários e atuarem por meio das ações sociais promovidas pelo Instituto ou pelas iniciativas individuais, que são propostas pelo próprio voluntário. Já somos mais 1800 voluntários espalhando alegria, amor e carinho para crianças, adolescentes e jovens.

O maior objetivo do MRV Voluntários é a contribuir para o desenvolvimento social da sociedade. As ações voluntárias estão pautadas na área de educação e o público alvo são crianças, adolescentes e jovens.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se